Daniel Radcliffe lamenta morte de Maggie Smith: "Ela tinha um intelecto feroz"; veja declarações de outros famosos

Daniel Radcliffe lamenta morte de Maggie Smith: 'Ela tinha um intelecto feroz'; veja declarações de outros famosos | Ordem da Fênix Brasileira
Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Maggie Smith (Minerva McGonagall) em cena de "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2"

O ator Daniel Radcliffe lamentou a morte de Maggie Smith, que aconteceu hoje (sexta-feira, 27), aos 89 anos. Os dois são veteranos da franquia de filmes "Harry Potter", onde Radcliffe protagonizou o papel-título de todos os oito filmes, enquanto Smith apareceu em sete (exceto em "Relíquias da Morte: Parte 1") como a professora de Transfiguração Minerva McGonagall, a chefe da casa Grifinória e vice-diretora de Hogwarts.

Leia abaixo a homenagem do ator (via Variety):

"A primeira vez que conheci Maggie Smith eu tinha 9 anos e estávamos lendo cenas para 'David Copperfield', que foi meu primeiro trabalho. Eu não sabia praticamente nada sobre ela, exceto que meus pais ficaram impressionados com o fato de que eu estaria trabalhando com ela."

"A outra coisa que eu sabia sobre ela era que ela era uma Dama [Dame, em inglês, honra do Império Britânico], então a primeira coisa que perguntei a ela quando nos conhecemos foi 'você gostaria que eu a chamasse de Dama?', ao que ela riu e disse algo como 'não seja ridículo!' Me lembro de ficar nervoso ao conhecê-la e então ela me deixou imediatamente à vontade. Ela foi incrivelmente gentil comigo naquela filmagem, e então tive a sorte de continuar trabalhando com ela por mais 10 anos nos filmes de 'Harry Potter'."

"Ela tinha um intelecto feroz, uma língua gloriosamente afiada, conseguia intimidar e encantar ao mesmo tempo e era, como todos dirão, extremamente engraçada.", Radcliffe acrescentou. "Sempre me considerarei incrivelmente sortudo por ter podido trabalhar com ela e passar tempo com ela no set. A palavra lenda é usada em excesso, mas se se aplica a qualquer pessoa em nossa indústria, então se aplica a ela. Obrigado, Maggie."

Daniel Radcliffe lamenta morte de Maggie Smith: 'Ela tinha um intelecto feroz'; veja declarações de outros famosos | Ordem da Fênix Brasileira
Rei Charles com Maggie Smith na premiação Pride of Britain no Grosvenor House Hotel em 31 de outubro de 2016

O Rei Charles e a Rainha Consorte Camila também prestaram uma homenagem emocionante à atriz:

"Minha esposa e eu ficamos profundamente tristes ao saber da morte de Dame Maggie Smith. À medida que a cortina se fecha sobre um tesouro nacional, nos juntamos a todos ao redor do mundo para lembrar com a mais terna admiração e afeição suas muitas grandes performances, e seu calor e sagacidade que brilharam tanto dentro quanto fora do palco."
Daniel Radcliffe lamenta morte de Maggie Smith: 'Ela tinha um intelecto feroz'; veja declarações de outros famosos | Ordem da Fênix Brasileira
Desde 2020, quando criou sua conta no Instagram, o ator Rupert Grint (Rony Weasley) usa como foto de perfil uma imagem de Maggie Smith beijando-o na bochecha

A atriz Bonnie Wright (Gina Weasley) publicou:

"Nossa querida e reverenciada chefe da casa Grifinória ❤️ Você fará muita falta para a comunidade Harry Potter. Minha cena favorita com Maggie foi quando estávamos todos aprendendo a dançar para o Baile de Inverno. Ela personificou o equilíbrio perfeito de atrevimento e cuidado amoroso que McGonagall tem. Ela manteve os Grifinórios em alerta. Minhas mais profundas condolências à família de Maggie neste momento."

James Phelps (Fred Weasley) postou uma homenagem em um Story no Instagram:

aniel Radcliffe lamenta morte de Maggie Smith: 'Ela tinha um intelecto feroz'; veja declarações de outros famosos | Ordem da Fênix Brasileira
"Muito triste ouvir as notícias hoje. Foi uma honra ter estado nos mesmos sets que Dame Maggie Smith. Em HP, ela sempre foi acolhedora, engraçada e também mostrou como agir não apenas no set, mas também fora dele. Meus pensamentos estão com a família dela neste momento triste."

Os perfis oficiais do Wizarding World e de "Harry Potter" publicaram em colaboração:

"Dame Maggie Smith era uma força brilhante como Professora McGonagall em todos os oito filmes de Harry Potter. Estamos tão tristes por saber do seu falecimento hoje, aos 89 anos. Sua inteligência rápida e presença formidável como chefe da Casa Grifinória garantiu que Hogwarts estivesse sempre em boas mãos."

Whoopi Goldberg, que atuou ao lado de Smith nos dois filmes de "Mudança de Hábito" (1992-1993), compartilhou uma foto delas juntas no primeiro filme:

"Maggie Smith foi uma grande mulher e uma atriz brilhante. Ainda não consigo acreditar que tive a sorte de trabalhar com a "única". Minhas sinceras condolências à família… RIP"

Julian Fellowes, criador da série "Dowton Abbey", onde Maggie Smith fez o papel de Violet Crawley, disse à Entertainment Weekly:

"Maggie Smith foi uma atriz realmente ótima e tivemos mais do que sorte de fazer parte do último ato de sua carreira estelar. Foi uma alegria escrever para ela, sutil, multifacetada, inteligente, engraçada e de partir o coração. Trabalhar com ela foi o maior privilégio da minha carreira, e eu nunca a esquecerei."

Hugh Bonneville, ator que interpretou Robert Crawley, filho de Violet, enviou uma nota à imprensa internacional:

"Qualquer um que já tenha compartilhado uma cena com Maggie atestará seu olhar aguçado, sagacidade afiada e talento formidável. Ela foi uma verdadeira lenda de sua geração e, felizmente, viverá em tantas interpretações magníficas na tela."

A atriz Michelle Dockery, que viveu Lady Mary, disse:

"Não havia ninguém como Maggie. Ela fará muita falta, e meus pensamentos estão com a família dela."