O Brasil está de luto.
Hoje, sábado, 17 de agosto de 2024, o país inteiro se despede daquele que foi — ou melhor, continuará sendo, pois não haverá outro igual — o maior ícone da televisão brasileira: Silvio Santos. O apresentador e empresário morreu às 4h50 da madrugada de hoje, aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).
É incomum para o site Ordem da Fênix Brasileira trazer um texto tão pessoal quanto este sobre a perda de uma figura famosa que não esteja relacionada diretamente ao universo de "Harry Potter".
Porém, como todos nós que somos fãs das histórias de J.K. Rowling sabemos, foi graças ao SBT (emissora fundada por Silvio) que muitos tiveram a oportunidade de assistir pela primeira vez a "Harry Potter e a Pedra Filosofal", exibido em 5 de dezembro de 2004. Foi a primeira exibição do filme em TV aberta, dando uma oportunidade única para aqueles que não assistiram ao filme no cinema ou não possuíam o DVD — e muito menos tinham acesso aos canais por assinatura. Como relembrei aqui em 2010, eu mesmo saí diretamente da igreja para casa só para poder rever o filme na TV.
E o SBT continuou exibindo as adaptações seguintes (exceto "Relíquias da Morte: Parte 2") até 2017 e, mais recentemente, exibiu duas vezes em pouco mais de três meses "Animais Fantásticos e Onde Habitam" (que antes pertencia à Rede Globo). Cada exibição inédita ganhava comerciais e reportagens marcantes que enalteciam o Mundo Bruxo. Como não sentir nostalgia e gratidão pelo carinho que o SBT reservava aos filmes e aos seus atores? Todas as publicações sobre "Harry Potter" na emissora podem ser encontradas aqui no site.
Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel, fez parte da vida de várias gerações de brasileiros que cresceram assistindo ao SBT. Sua irreverência, seu sorriso, suas risadas e seus bordões serão eternos, assim como sua figura e seu legado.
Descanse em paz, Silvio Santos.
O maior comunicador da história da televisão brasileira.
Deixe seu comentário