O célebre ator Michael Gambon (Alvo Dumbledore) faleceu ontem (quinta-feira, 28), aos 82 anos. Como uma pequena homenagem, reunimos abaixo algumas fotos de sua vida e carreira ao longo dos anos.
Michael Gambon: uma vida em fotos ★
Michael John Gambon nasceu em Dublin, na Irlanda, em 19 de outubro de 1940. Depois de fazer sua estreia nos palcos em 1962, Gambon gradualmente construiu sua carreira com pequenos papéis, como este acima, na série de TV de 1973 "Orson Welles' Great Mysteries".
Michael Gambon com Marlene Clark no filme britânico de lobisomem "A Fera Deve Morrer" (1974)
Gambon como Marco Antônio e Helen Mirren como Cleópatra na peça teatral "Antônio e Cleópatra" (1982)
Gambon se tornou um nome familiar na minissérie de TV "The Singing Detective" (1986) escrita por Dennis Potter. Ele interpretou o escritor Philip Marlowe, que tem uma doença crônica de pele e nas articulações, assim como Potter
Melhores Atores: Bob Hoskins com seu prêmio de cinema por "Mona Lisa" (1986) e Gambon com seu prêmio de TV por "The Singing Detective" (1986) na premiação BAFTA, em Londres, em 1987
Jonathan Pryce, Gambon e Greta Scacchi na peça "Tio Vânia" (1988), no Teatro Vaudeville, em Londres
Gambon e Marlon Brando no filme de drama sobre o apartheid "Assassinato Sob Custódia" (1989)
Robin Williams e Gambon na comédia de fantasia "A Revolta dos Brinquedos" (1992)
Gambon interpretou o detetive de Maigret, Georges Simenon, em 12 episódios da série "Maigret" (1992)
Gambon recebeu o título de Cavaleiro pela Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham em 17 de julho de 1998
Gambon e Maggie Smith no filme de drama britânico "The Last September" (1999)
Gambon como o personagem Baltus Van Tassel em "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" (1999)
Alec Baldwin como Robert McNamara, secretário de defesa, Gambon como o presidente Lyndon Johnson e Donald Sutherland como o conselheiro Clark Clifford no filme de TV "Bastidores da Guerra" (2002), que examina a guerra do Vietnã através dos olhos da Casa Branca
Denzel Washington, Mila Kunis, Frances de la Tour (Olímpia Maxime em "Cálice de Fogo") e Gambon no filme de ação pós-apocalipse "O Livro de Eli" (2010)
Gambon como Rei George V em "O Discurso do Rei" (2010)
Gambon como Kazran, Matt Smith como O Doutor e Katherine Jenkins como Abigail Pettigrew no Especial de Natal de "Doctor Who" (2010)
De volta às obras de J.K. Rowling, Gambon interpretou Howard Mollison na minissérie de TV "Morte Súbita" (2015)
Michael Gambon se aposentou dos teatros, mas continuou na tela enquanto pôde. Seu último papel creditado foi no filme "Cordelia" (2019)
★
Descanse em paz, Sir Michael Gambon. Nosso eterno Alvo Dumbledore. "Afinal, para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte."
[+] O Jornal Nacional (Rede Globo) noticiou o falecimento do ator na edição de ontem à noite. Confira o vídeo no Globoplay.
Com a exibição de "Animais Fantásticos e Onde Habitam" em 15 de junho (sábado), no Cinema em Casa, o SBT conseguiu a vice-liderança no horário. [Leia mais]
Porém, o filme foi exibido pela segunda vez em pouco mais de três meses. Seria bem melhor se o SBT exibisse a continuação "Os Crimes de Grindelwald" (não há informações se a emissora comprou os outros filmes da saga "Animais Fantásticos"). [Leia mais]
CITAÇÃO
São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que
realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.
- Alvo Dumbledore
Seções / Conteúdo
Curiosidades
A água da Câmara Secreta foi tingida de preto para dar a sensação de profundidade.
Foram usados 14 carros para fazer o Ford Anglia voador do Sr. Weasley.
Alguns dos retratos em Hogwarts apresentam, na realidade, os rostos do Diretor de Arte Stuart Craig e do Produtor Executivo Mark Radcliffe (que não tem nenhum parentesco com Daniel Radcliffe).
Shirley Henderson, que vive a fantasma Murta Que Geme, apesar da voz e do rosto infantil, já tinha 35 anos quando foi escalada para o papel em "Câmara Secreta".
As tatuagens de Sirius Black foram baseadas em gangues das prisões russas e indicam que a pessoa deve ser temida e respeitada.
A fênix que gerou a pena da varinha de Voldemort só deu origem a mais uma pena, que está na varinha do próprio Harry Potter, ou seja, as varinhas são gêmeas — o que faz com que não funcionem devidamente quando duelam uma contra a outra.
A fênix em questão é a Fawkes, que pertenceu a Alvo Dumbledore.
Em O Prisioneiro de Azkaban, a equipe de efeitos especiais demorou seis meses para criar o visual definitivo dos Dementadores.
Deixe seu comentário