O ator Michael Gambon faleceu hoje (quinta-feira, 28) aos 82 anos.
A autora J.K. Rowling e os atores Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Rony Weasley), Emma Watson (Hermione Granger) e Jason Isaacs (Lúcio Malfoy) lamentaram a morte do intérprete de Alvo Dumbledore, assim como James Phelps (Fred Weasley), Bonnie Wright (Gina Weasley), Fiona Shaw (Petúnia Dursley), David Thewlis (Remo Lupin), Chris Rankin (Percy Weasley), Afshan Azad (Padma Patil), Stanislav Ianevski (Vítor Krum) e Jared Harris, filho de Richard Harris (Dumbledore nos primeiros dois filmes de "Harry Potter"):
J.K. Rowling escreveu no X (antigo Twitter):
I've just heard the awful news about Michael Gambon. The first time I ever laid eyes on him was in King Lear, in 1982, and if you'd told me then that brilliant actor would appear in anything I'd written, I'd have thought you were insane. Michael was a wonderful man in additional…
— J.K. Rowling (@jk_rowling) September 28, 2023
"Acabei de saber das terríveis notícias sobre Michael Gambon. A primeira vez que o vi foi em Rei Lear, em 1982, e se você tivesse me dito que aquele ator brilhante apareceria em qualquer coisa que eu escrevesse, eu teria pensado que você era louco. Michael era um homem maravilhoso, além de ser um ator excepcional, e eu adorei trabalhar com ele, não apenas em Potter, mas também em Morte Súbita. Minhas mais profundas condolências vão para a família de Michael e para todos que o amavam."
Daniel Radcliffe homenageou seu falecido colega de elenco em uma declaração divulgada pela Variety:
"Com a perda de Michael Gambon, o mundo tornou-se consideravelmente menos divertido", escreveu. "Michael Gambon foi um dos atores mais brilhantes e sem esforço com quem já tive o privilégio de trabalhar, mas apesar de seu imenso talento, o que mais me lembrarei dele é o quanto ele se divertia fazendo seu trabalho. Ele era bobo, irreverente e hilário. Ele amava seu trabalho, mas nunca pareceu definido por ele. Ele era um incrível contador de histórias e piadas e seu hábito de confundir os limites do fato e da ficção ao conversar com jornalistas significava que ele também era uma das pessoas mais divertidas com quem você poderia desejar fazer uma coletiva de imprensa."
"O sexto filme foi onde passei a maior parte do tempo trabalhando com Michael e ele tornou as horas que passamos juntos em frente a uma tela verde mais memoráveis e alegres do que deveriam ser", acrescentou. "Estou muito triste em saber que ele faleceu, mas estou muito grato pelo fato de ser uma das pessoas sortudas que trabalhou com ele."
Em uma entrevista em vídeo da GQ no ano passado, ele relembrou como Gambon deixava os sets de "Harry Potter" divertidos e animados. Ele disse que Gambon fazia brincadeiras logo antes de a câmera começar a filmar, o que deixava Radcliffe rindo incontrolavelmente. "Nesse ponto, eu praticamente não conseguia me recuperar e ele simplesmente conseguia uma performance com seriedade e charme inerentes", lembrou. "Sim, ele é incrível."
Rupert Grint publicou no Instagram:
"É muito triste ouvir sobre Michael. Ele trouxe muito calor e travessuras para todos os dias no set. Ele me cativou quando criança e se tornou um modelo pessoal para mim por encontrar a diversão e as excentricidades da vida. Enviando todo o meu amor para sua família, Rupert."
Emma Watson usou os Stories do Instagram:
"Gentil, gentil, gentil Michael Gambon. Você nunca levou isso muito a sério, mas de alguma forma entregou os momentos mais sérios com toda a seriedade. Obrigada por nos mostrar como é usar a grandeza com leveza. Nós sentiremos sua falta."
Jason Isaacs publicou no X:
Magnificent Michael Gambon has died. I learned what acting could be from Michael in The Singing Detective - complex, vulnerable and utterly human. The greatest thrill of being in the Potter films was that he knew my name and shared his fearless, filthy sense of fun with me.
— Jason Isaacs (@jasonsfolly) September 28, 2023
"O magnífico Michael Gambon morreu. Aprendi o que poderia ser atuar com Michael em The Singing Detective - complexo, vulnerável e totalmente humano. A maior emoção de estar nos filmes de Potter era que ele sabia meu nome e compartilhava comigo seu destemido e sujo senso de diversão."
James Phelps relembrou a bondade de Michael:
Very sorry to hear about the passing of Michael Gambon. He was, on and off the camera, a legend. Just a little memory of Michael pic.twitter.com/4M6E6inWMy
— James Phelps (@James_Phelps) September 28, 2023
"Lamento muito saber do falecimento de Michael Gambon. Ele era, dentro e fora das câmeras, uma lenda. Apenas uma pequena lembrança de Michael: durante as filmagens de HP6, eu trabalhei no departamento de assistência de direção durante toda as gravações (exceto nos dias em que atuei). E, por esse motivo, passei muitas horas com Michael durante as filmagens. Ele sempre foi muito engraçado e muito acolhedor para compartilhar qualquer conhecimento que ele tinha."
"Um dia, estávamos filmando a última cena da torre do relógio de Dumbledore, obviamente uma cena bastante intensa. Entre as montagens, Michael perguntou o que eu estava fazendo naquele fim de semana. Acontece que meu irmão e eu estava lendo Pedro e o Lobo com a Orquestra Halle de Manchester. 'Você tem o roteiro com você?', ele perguntou, e eu tinha. "Eu já fiz isso, vamos passar por ele e, se você quiser, posso fazer algumas anotações." Então, passamos o que deveríamos ter sido seu tempo livre revisando o meu trabalho do fim de semana. É uma lembrança que sempre tive como um dos destaques dos meus dias de HP."
Bonnie Wright compartilhou através do Instagram:
"Fiquei sempre maravilhada com a presença e o desempenho de Michael. Sua voz profunda e travessa entre as cenas vibrava pelo Salão Principal. Ele era Dumbledore por completo, uma figura constante, calorosa e orientadora. Descanse em paz Michael. Enviando amor para sua família. ❤️"
Fiona Shaw lembrou-se de Gambon como um "malandro brilhante e magnífico" em uma entrevista à BBC Radio 4:
"Vou me lembrar dele porque ele também era um fabricante de armas, ele sabia fabricar armas, ele sempre disse que poderia enganar o V&A [Victoria and Albert Museum] fazendo-o acreditar que eram armas do século 18."
David Thewlis disse que Gambon foi "simplesmente o maior ator" com quem já trabalhou:
"Simplesmente o maior ator de teatro e cinema com quem já trabalhei. Eu o conheci no início da minha carreira em The Singing Detective e muitas vezes ao longo dele. O verdadeiro destaque e honra foi filmar Endgame de Beckett com ele. Ele era o mais engraçado dos homens, o melhor contador de histórias e muito gentil e generoso. Se você o conhece apenas como Dumbledore, faça um favor a si mesmo e preste sua homenagem procurando seu outro trabalho. Você ficará mais rico por isso. Ele era, na minha opinião, o gigante de todos eles. Boa noite Michael, sinto-me muito privilegiado por ter conhecido e amado você."
Chris Rankin publicou em seus Stories no Instagram:
"É triste saber que perdemos o grande Michael Gambon. Outro dos grandes."
A atriz Afshan Azad usou o X para homenagear Gambon:
Screen Icon and legend, RIP 🕊️ To say that I shared the same screen with this man is an honour. Thought with his whole family and friends, and also our Potter family today 🤍 #Always https://t.co/llYzrt3cyd
— Afshan Azad (@afshan_azad) September 28, 2023
"Ícone das telas e lenda, RIP 🕊️ Dizer que compartilhei a mesma tela com esse homem é uma honra. Pensando em toda a sua família e amigos, assim como na nossa família Potter hoje 🤍"
Stanislav Ianevski publicou em seus Stories:
Estou muito triste em saber que perdemos outra lenda. Senhor Michael Gambon. Estou grato por ter compartilhado o mesmo set com você e guardarei para sempre todas as ótimas lembranças, risadas e lições. R.I.P."
Outros famosos, como a atriz britânica Helen Mirren, que apresentou o programa "Harry Potter: O Campeonato das Casas de Hogwarts" da HBO Max, descreveu seu falecido amigo como "um ator extraordinário" e uma "pessoa maravilhosa". Lembrando-se de ter trabalhado ao lado de Michael em 1982, na peça teatral "Antônio e Cleópatra", ela disse:
"Ele me fazia rir constantemente. Vou sorrir quando pensar em Mike porque ele era incrivelmente engraçado, com esse senso de humor irlandês natural. Travesso, mas muito, muito engraçado. Ele era enormemente autodepreciativo, mas ao mesmo tempo um ator instintivo e uma pessoa maravilhosa para se ter por perto."
O filho de Richard Harris, Jared Harris compartilhou:
Hilarious! A brilliant actor. I saw him on stage several times, and he lives unforgettably in my memory. He took over Dumbledore from my father, which was fitting as he over took Brando as my father’s favourite actor. https://t.co/BMGDDTtM2w
— Jared Harris🎭 (@JaredHarris) September 28, 2023
"Hilário! Um ator brilhante. Já o vi no palco várias vezes e ele vive inesquecivelmente na minha memória. Ele assumiu o lugar de Dumbledore do meu pai, o que foi apropriado, já que ele ultrapassou Brando como o ator favorito do meu pai."
We are incredibly saddened to hear of the passing of Sir Michael Gambon. He brought immeasurable joy to Harry Potter fans from all over the world with his humour, kindness and grace. We will forever hold his memory in our hearts. pic.twitter.com/1CoTF3zeTo
— Harry Potter (@harrypotter) September 28, 2023
"Estamos extremamente tristes ao saber do falecimento de Sir Michael Gambon", publicou a conta oficial de "Harry Potter" no X. "Ele trouxe alegria imensurável aos fãs de Harry Potter de todo o mundo com seu humor, gentileza e graça. Guardaremos para sempre sua memória em nossos corações."
O perfil brasileiro do streaming HBO Max também publicou uma homenagem na rede social:
Ergam suas varinhas. Estamos profundamente tristes com a notícia do falecimento de Michael Gambon, que interpretou Alvo Dumbledore com maestria, e nos ensinou tanto através desse personagem. Estamos com os amigos, os familiares e os fãs nesse momento difícil 💜🤍 pic.twitter.com/OGAWzCtM7F
— HBO Max Brasil (@HBOMaxBR) September 28, 2023
Descanse em paz, Sir Michael Gambon.
Nosso eterno Alvo Dumbledore.
"Afinal, para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte."
Deixe seu comentário