A Serpente de Slytherin era um basilisco fêmea que foi colocado por Salazar Slytherin na Câmara Secreta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A criatura só atendia ao Herdeiro de Slytherin, Tom Riddle. Outros ofidioglotas, como o próprio Harry Potter, não possuíam controle sobre ela, ainda que pudessem entendê-la.
A única vítima conhecida da Serpente de Slytherin que não sobreviveu foi Murta Que Geme, em 1943. As demais foram somente petrificadas: Madame Nor-r-ra, Colin Creevey, Justino Finch-Fletchley, Nick Quase Sem Cabeça, Hermione Granger e Penélope Clearwater.
Nada se sabe sobre o que o basilisco fez em seus muitos séculos de existência antes da primeira abertura conhecida da Câmara Secreta em 1943, mas pode-se presumir que ela permaneceu dentro dos limites da câmara subterrânea.
Em 1943, a Câmara Secreta foi aberta por Tom Riddle, que foi capaz de controlar o basilisco através de sua posição como Herdeiro de Slytherin. Riddle soltou o basilisco na escola, com seu objetivo de livrá-la de todos os nascidos trouxas. Todas as vítimas eram apenas petrificadas, exceto uma estudante, que foi morta no banheiro feminino do segundo andar. Uma pia naquele banheiro escondia a entrada da Câmara Secreta. Esses eventos quase causaram o fechamento permanente de Hogwarts.
Cinquenta anos após o ataque original de Riddle a Hogwarts, o basilisco foi despertado novamente, em 1992, por uma lembrança de Riddle que foi gerada por uma Horcrux que ele havia guardado em seu antigo diário. O diário possuiu Gina Weasley depois que Lúcio Malfoy o colocou em seu caldeirão durante um confronto na Floreios e Borrões, como parte de seu plano para desacreditar seu pai, Arthur Weasley.
Gina foi levada para a Câmara para morrer. Riddle pretendia se alimentar de sua força vital para voltar à vida. Harry Potter, Rony Weasley e o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart, foram à Câmara para resgatar a garota.
Na Câmara Secreta, Harry encontrou a memória de Tom Riddle, que havia sido preservada no diário. Gina, quase morta, jazia por perto, e sua força vital estava sendo lentamente drenada. Após uma conversa entre Harry e Riddle, este enviou o basilisco para atacar Harry. Durante a fuga da Serpente de Slytherin, a fênix de Alvo Dumbledore, Fawkes, apareceu para ajudar. O pássaro foi capaz de cegar o basilisco, o que permitiu que Harry lutasse com ele sem o medo de ser morto instantaneamente por seu olhar.
Depois de um período escondido e fugindo do basilisco pelos canos, Harry obteve a espada de Godrico Gryffindor através do Chapéu Seletor, que foi trazido a ele por Fawkes. Harry atraiu o basilisco para o topo da Estátua de Slytherin, onde ele golpeou a fera ferozmente.
A Serpente de Slytherin foi assassinada por Harry na Câmara Secreta em maio de 1993.
Confira as outras criaturas que foram homenageadas.
Deixe seu comentário