Em comemoração aos 25 anos da publicação do primeiro livro da série "Harry Potter", o Royal Mint, órgão britânico encarregado da impressão de moedas e cédulas, revelou que o personagem faz parte de uma nova série de moedas no Reino Unido.
"O Royal Mint lança uma coleção de moedas para celebrar o 25º aniversário de Harry Potter na escola de bruxaria", detalhou o órgão em um comunicado divulgado ontem (quinta-feira, 20).
Começando com o próprio menino bruxo, a coleção fascinante que celebra o mundo mágico das histórias de "Harry Potter" marca a primeira vez em que o personagem aparece em moedas do Reino Unido. A série terá quatro moedas, com artes de Jim Kay e Ffion Gwillim. Kay foi responsável por ilustrar os primeiros cinco livros da série em edições especiais — a edição ilustrada de "Ordem da Fênix" já está disponível no Brasil.
As moedas, com a inscrição "25 Years of Magic" ("25 Anos de Magia"), são de 50 pences (meia libra esterlina) e incluem um efeito óptico que imitam o impacto de um "raio" ao serem giradas contra a luz. Esse efeito é obtido através de um laser de última geração, que também permite proteger e autenticar as peças. As moedas estão disponíveis nas versões prateada, colorida e de ouro 22 quilates.
Além das moedas com o rosto de Harry (já disponível), também estarão disponíveis peças com o trem Expresso de Hogwarts (com lançamento previsto para acontecer ainda este ano), o professor Alvo Dumbledore e o próprio castelo de Hogwarts (que estarão disponíveis em 2023).
As moedas de Harry e do Expresso de Hogwarts terão um retrato de Rainha Elizabeth II no anverso. As moedas com o Professor Dumbledore e a Escola de Hogwarts apresentarão o retrato oficial de Rei Charles III.
Além disso, um livreto com ilustrações de Jim Kay também acompanham as moedas.
As moedas, que são peças para colecionador, estão à venda através do site oficial do Royal Min tpor valores que variam de 11 libras esterlinas (cerca R$ 64) a 5.215 libras esterlinas (mais de R$ 30.412).
Deixe seu comentário