"'Pessoas que menstruam.' Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude. Wumben? Wimpund? Woomud?", diz o primeiro tweet.A organização LGBTQ+, GLAAD, se posicionou e disse que "J.K. Rowling continua a se alinhar com uma ideologia que distorce intencionalmente fatos sobre identidade de gênero e pessoas que são trans. Em 2020, não há desculpa para atacar pessoas trans".
"Se o sexo não é real, não há atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida das mulheres em todo o mundo é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de maneira significativa. Não é odioso falar a verdade", continuou a autora após receber críticas.
"Passei boa parte dos últimos três anos lendo livros, blogs e artigos científicos de pessoas trans, médicos e especialistas em gênero. Eu sei exatamente qual é a distinção. Nunca assuma que, porque alguém pensa de maneira diferente, não tem conhecimento", respondeu a um seguidor.
O ator Daniel Radcliffe (Harry Potter), através do site The Trevor Project (organização que presta serviços de intervenção em crises e prevenção de suicídio a jovens LGBTs), respondeu aos comentários de J.K. Rowling, mas deixou claro que não estava iniciando uma briga com a autora:
"Sei que certos meios de comunicação provavelmente vão querer pintar isso como uma briga entre J.K. Rowling e eu, mas isso não é realmente o que se trata, nem o que é importante agora. Embora Jo seja inquestionavelmente responsável pelo curso que minha vida seguiu, como alguém que teve a honra de trabalhar e continua contribuindo com o Trevor Project na última década, e apenas como ser humano, me sinto obrigado a dizer algo a respeito neste momento.Além de Radcliffe, a atriz Katie Leung (Cho Chang) também se pronunciou em suas redes sociais compartilhando links de apoio a pessoas trans negras e pessoas LGBTQ. Leung não citou a autora diretamente, mas publicou: "Então vocês querem as minhas opiniões sobre a Cho Chang? Ok, aí vai", e compartilhou os links.
Mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência nesse assunto do que Jo ou eu. De acordo com o Trevor Project, 78% dos transgêneros e jovens não-binários relataram ter sido objeto de discriminação devido à sua identidade de gênero. É claro que precisamos fazer mais para apoiar pessoas trans e não-binárias, não invalidar suas identidades e não causar mais danos.
Ainda estou aprendendo a ser um aliado melhor; portanto, se você quiser se juntar a mim para aprender mais sobre identidades trans e não-binárias, consulte o Guia do Trevor Project para ser um aliado a jovens trans e não-binários . É um recurso educacional introdutório que abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo as diferenças entre sexo e gênero, e compartilha as melhores práticas sobre como apoiar pessoas trans e não-binárias.
Para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros foi manchada ou diminuída, lamento profundamente a dor que esses comentários lhe causaram. Eu realmente espero que você não perca totalmente o que era valioso nessas histórias para você. Se esses livros lhe ensinaram que o amor é a força mais forte do universo, capaz de superar qualquer coisa; se eles lhe ensinaram que a força é encontrada na diversidade e que ideias dogmáticas de pureza levam à opressão de grupos vulneráveis; se você acredita que um personagem em particular é trans, não-binário ou fluido de gênero, ou que é gay ou bissexual; se você encontrou alguma coisa nessas histórias que ressoou com você e o ajudou a qualquer momento da sua vida - isso está entre você e o livro que você lê, e é sagrado. E na minha opinião ninguém pode tocar nisso. Isso significa para você o que somente significa para você, e espero que esses comentários não o corrompam muito.
Com amor sempre,
Dan
[+] J.K. Rowling é acusada de transfobia ao defender mulher demitida após criticar identidade de gênero — leia mais.
Deixe seu comentário